Geografia


Persépolis


O filme conta sobre a vida de uma menina Iraniana Marjane.Nainfância de Marjane é marcada pelas figuras de familiares que lutaram contra o sistema dominante. Ela só tinha nove anos, quando vê as revoluções libertarem os prisioneiros dos calabouços do regime do Xá e acabarem por levar à queda da monarquia, revoluções que contaram com a participação dos pais. A derrubada da monarquia levou à chegada ao poder da República Islâmica. Anoush, o tio de Marjane que fora libertado das prisões do Xá pela revolução, é novamente preso.
Na Europa Marjane não encontra a realidade que exatamente gostaria, já que começa a morar em um internato de freiras,e encontra algumas dificuldades na adaptação a vida na Europa, já que esta distante da sua família e do seu país. Na Europa tem as suas primeiras experiências amorosas, as quais se mostram decepcionantes para ela posteriormente. 

____________________________________________________________________





Islamismo

A religião islâmica começou ou nasceu exatamente no ano de 622, de acordo com o calendário cristão. Tal data costuma ser considerada um marco na história do Islamismo, pois foi quando Maomé, logo após ter recebido a revelação divina, foi obrigado a se deslocar da cidade de Meca para a vizinha Medina, uma vez que os habitantes daquela cidade não foram, em um primeiro momento, sensíveis à pregação do profeta. Tal deslocamento (ou "fuga", segundo alguns), recebeu o nome de Hégira, e revestiu-se de tamanha importância que acabou marcando o início do calendário islâmico; Assim, o ano de 622 da calendário cristão é o Ano I da Hégira no calendário muçulmano.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são os muçulmanos , aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.


_____________________________________________________________________________________

cristianismo



A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.
Jesus foi perseguido pelo Imperio Romano , a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.


_______________________________________



Budismo



O início do budismo está ligado ao hinduismo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado,ganhando características próprias em cada região

________________________________________________________________________________________


Hinduismo



Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica.
O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.

____________________________________

 Mapa das religiões


___________________________________________________________



_______________________________


Gráfico das religiões


________________________________

Demografia





Demografia  é a ciência que estuda a dinamica populacional  humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, Educaçao, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.
Um dos ramos das Ciencias sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.
O termo “demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo éestudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.
O chamado “movimento da população” também constitui objeto de estudo da demografia. Através de cálculos e estatísticas são estudados os fenômenos da mortalidade, natalidade e movimentos migratórios, todos estes influenciados por diversos fatores como educação, saneamento, e etc.
A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial que caracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político.
A demografia possui quatro abordagens diferentes que variam de acordo com o foco de estudo:
abordagem histórica que tem por objetivo estudar a evolução dos acontecimentos demográficos ao longo do tempo pesquisando suas causas e tentando prever as conseqüências.
abordagem doutrinária que se ocupa da análise da teoria através dos estudos das idéias e obras de filósofos, pensadores e pregadores no tocante à população.
abordagem analítica, que por sua precisão matemática é a mais importante tecnicamente, pelo fato de fornecer dados indispensáveis sobre determinados acontecimentos.
E, por fim, abordagem política, que apoiada em todas as outras abordagens, tenta formular políticas demográficas adequadas ao bem-estar da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário